teatroàfaca upsidedown

teatroàfaca upsidedown

Missão

O teatroàfaca é a companhia de teatro da Upside Down - Associação Cultural, fundada por Afonso Molinar em 2018 e sediada em Lisboa. A companhia tem como princípio fundamental a promoção e dinamização da nova dramaturgia lusófona através de abordagens pluridisciplinares alternativas às formas clássicas do teatro, explorando diferentes linguagens cénicas e experimentando formas narrativas, com o intuito de disseminar, descentralizar e democratizar o acesso à cultura.

A nossa equipa

  • Afonso Molinar

    Afonso Molinar

    DIRECÇÃO ARTÍSTICA
    afonsomolinar@teatroafaca.com

    Afonso Molinar é criador teatral e director artístico da Upside Down. Estudou interpretação na Escola Profissional de Teatro de Cascais, Cours Florent de Paris e Escola Superior de Teatro e Cinema, tendo depois completado o Mestrado em Artes Cénicas na NOVA FCSH, onde é doutorando em Ciências da Comunicação.

    Em teatro, o seu trabalho é focado maioritariamente em espectáculos da companhia teatroàfaca, que dirige, contando à data com sete encenações de textos originais e uma encenação em cooperação internacional; assinou, no total, dez textos dramatúrgicos, tendo sido premiado com a Bolsa Jovens Criadores do Centro Nacional de Cultura pelo texto Além dos Mares do Fim do Mundo, editado na coleção Livrinhos de Teatro. Outras edições incluem Upside Down Cuppa Coffee, na coleção Livrinhos de Teatro; Guilhotina, coproduzido e editado pela CEM Palcos e O Teatrão na sequência do Festival NOVe; e uma colectânea de Contos Teatrais, inseridos numa iniciativa a longo prazo de mediação artística financiada pelo programa Beira Baixa Cultural.

    Trabalhou como actor em espectáculos de Carlos Avillez, Fernanda Lapa, Ricardo Neves-Neves, Maria João Luís, João Henriques e Rui Dionísio; fez assistência de produção no festival Operalia, no Teatro Nacional S. Carlos.

    Em audiovisual, participou em produções televisivas da Plural, AG Films e SP Televisão, bem como filmes de realizadores como Vasco Saltão/Terratreme e Ondre Studios, e áudio-séries da Uorknia.

    Na Upside Down dirige ainda projectos paralelos como o Fuzil, onde procura explorar formatos alternativos para a mediação artística, tendo desenvolvido e implementado projectos de mediação em Municípios e coordenado o ciclo a|três|tempos, sobre o conceito de Tempo em Teatro; e o teatroàespada, dedicado à produção e disseminação de objectos artísticos e eventos que exploram a ligação entre Teatro e Jogos narrativos, desde a organização regular de um Clube de Jogos Narrativos em Lisboa à criação e produção de podcasts como Drama&Dados, Normalville e RPG Anti Monopólio.

  • Laura Ribeiro

    Laura Ribeiro

    PRODUÇÃO
    lauraribeiro@teatroafaca.com
    producao@teatroafaca.com

    O teatro surge aos 12 anos, quando integra o grupo amador “Aqui Há Gato", estreando-se no Auditório do Museu Nacional de Serralves em 2010. Em 2015 concluiu o Curso de Interpretação na Academia Contemporânea do Espetáculo, onde destaca a PAP A Tempo, encenada por Nuno Preto. Profissionalmente, participou como atriz em encenações de companhias como Teatro do Bolhão, Ponto Produções, Décadas de Sonho e teatroàfaca. Em 2022 frequentou o curso de Gestão e Produção das Artes do Espetáculo do Fórum Dança. De momento tem vindo a trabalhar regularmente enquanto produtora executiva na companhia teatroàfaca e desempenha funções de direção de cena para a empresa Show Ventura e no Centro Cultural Olga Cadaval. Foi coordenadora do projeto de terapias no Boom Festival 2025, integrado na equipa de Artist Management.

Os nossos parceiros

  • Centro Nacional de Cultura

    Apoio Oficial de Comunicação

  • e- Cultura

    Media Partner Oficial